quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Ensino

Tarefa do dia 12 de agosto de 2011
Professores do Ciclo I:

Então, um professor disse: "Fala-nos do Ensino".
E ele disse:
"Nenhum homem poderá revelar-vos nada senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento.
O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e sua ternura.
Se ele for verdadeiramente sábio, não vos convidará a entrar na mansão de seu saber, mas antes vos conduzirá ao limiar de vossa própria mente.
O astrônomo poderá falar-vos de sua compreensão do espaço, mas não vos poderá dar sua compreensão.
O músico poderá cantar para vós o ritmo que existe em todo o universo, mas não vos poderá levar até lá.
Porque a visão de um homem não empresta suas asas a outro homem.
E assim como cada um de vós se mantém só no conhecimento de Deus, assim cada um de vós deve ter sua própria compreensão de Deus e sua interpretação das coisas da terra".

Professor:
01) Qual a relação entre ensino e aprendizagem sugerida pelo texto?
02) De acordo com o texto, qual o papel do professor?

5 comentários:

  1. 1) Pelo que entendi, o professor para ensinar algo a seus alunos tem que buscar uma motivação para que o aluno queira aprender, caso contrário de nada adiantará o professor ensinar. O aluno só aprenderá se quiser.
    2)O papel do professor será de mediador, buscando trazer ao aluno uma vontade de buscar conhecimentos daquilo que quer aprender. Também deve mostrar ao aluno a importância de sempre estar aprendendo mais.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. 01)Quem ensina deverá ter o domínio do que será ensinado, o conteúdo, irá passar o conhecimento teórico. Quem aprende fará sua própria compreensão e interpretação do que foi ensinado.

    02)O papel do professor será de motivar, ser mediador do ensino aprendizagem, lavar o aluno a compreender, interpretar os conhecimentos teóricos recebidos e despertar o interesse do aluno para que busque novos conhecimentos.
    Marta

    ResponderExcluir
  3. 01) Qual a relação entre ensino e aprendizagem sugerida pelo texto?
    Que cada um tem seus conhecimentos prévios, que devem ser considerados, assim o professor tem o importante papel na construção da aprendizagem.

    02) De acordo com o texto, qual o papel do professor?
    O papel do professore é o de construir a aprendizagem, estimulando seus alunos a buscarem o conhecimento
    Neide Ap. Arantes da Silva PEB I

    ResponderExcluir
  4. a)O processo de ensino e aprendizagem sugerido no texto está fundamentado numa tradição que valoriza os potenciais do aluno e busca capacita-lo a desenvolver estas potencialidades.

    b)O papel do professor é desenvolver no aluno a capacidade de observar, saber ouvir, analisar cada acontecimento sob seu próprio ponto de vista e chegar a conclusões que outros ainda não tiveram. Ainda que assim preparados, precisam saber falar, diversificar as formas de expressão, argumentar sem competir e desafiar a si mesmos, buscando fazer cada vez melhor superando obstáculos.

    ResponderExcluir
  5. A que tipo de aprendizagem o texto dá maior importância? Motora, intelectual ou afetiva? Justifique

    ResponderExcluir