quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atividade Virtual

"Eu ensinei a todos eles"
Lecionei no ginásio durante dez anos.No decorrer desse tempo,dei tarefas a,entre outros ,um assassino ,um evangelista,um pugilista,um ladrão e um imbecil.O assassino era um menino tranquilo que se sentava no banco da frente e me olhava com seus aolhos azuis-claros;o evangelista era o menino mais popular da escola,liderava as brincadeiras dos jovens;o pugilista ficava perto da janela e, de vez em quando,soltava uma risada rouca que espantava até os gerânios;o ladrão era um jovem alegre com uma canção nos lábios;e o imbecil,um animalzinho de olhos mansos,que procurava as sombras.
O assassino espera a morte na penitenciária do Estado;o evangelista há um ano jaz sepultado no cemitério da aldeia;o pugilista perdeu um olho numa briga em Hong Kong ;o ladrão,se ficar na ponta dos pés,pode ver minha casa da janela da cadeia municipal;e o pequeno imbecil ,de olhos mansos de outrora,bate a cabeça contra a parede acolchoada do asilo estadual.
Todos estes alunos outrora sentaram-se em minha sala,e me olhavam gravemente por cima de mansas marrons.Eu devo ter sido muito útil para esses alunos -ensinei-lhes o plano rítmico do soneto elisabetano,e como diagramar uma sentença complexa.(Didática Geral-Claudino Piletti).
Questão sobre o texto
Lendo a frase final do texto:"Eu devo ter sido muito útil para esses alunos.Ensinei-lhes o plano rítmico do soneto elisabetano,e como diagramar uma sentença complexa",que conclusões podemos tirar a respeito do planejamento de currículo dessa escola?

19 comentários:

  1. Dentro da sala de aula, nós professores, experimentamos a mágica oportunidade de conhecer centenas de personalidades com as mais variadas características.Sendo assim a cada ano, mês,semana, dia de nossa vida docente nos deparamos com uma estréia, ou seja, um dia jamais será igual ao outro,isso serve para os alunos, colegas de trabalho, escola como um todo...todos os envolvidos.
    Diante dessa realidade nos deparamos com inúmeras questões reflexivas, dentre as quais começo a a ressaltar a individualidade de cada ser humano envolvido no processo de ensino e aprendizagem. Partindo dessa primordial premissa podemos refletir sobre todas as demais.Como ilustra o texto, cada criança ou adolescente dentro de uma sala de aula traz consigo uma bagagem diversa que deve ser levada em extrema consideração por toda escola, "cada um é cada", logo a escola de estar preparada para contemplar este quadro.
    O paradigma da "educação bancária", onde nós "mestres" éramos detentores dos saberes e os alunos eram o depósito dessas verdades perenes e incontestáveis,deve ser exterminado literalmente de nossas práticas.
    A educação contemporânea deve vislumbrar uma postura dialética em sua dinâmica, ou seja, todos aprendemos juntos, de modo reflexivo, significativo e contextualizado em relação a realidade em que estamos inseridos.
    Desta forma também deve ser nosso planejamento...DIALÉTICO...flexível,elaborado para alcançar e atender a todos, sem a mínima prerrogativa de beneficiar um lado em detrimento de outro, mesmo porque na educação que almejamos não deve existir o meu lado o seu lado, o lado do aluno, mas sim o nosso caminhar juntos com o objetivo essencial do bem comum de toda uma comunidade escolar. Deste modo poderemos vislumbrar e também contribuir para a construção do bem comum de toda uma sociedade.

    Grande beijo a todos....saudades.... Professora Marília Gimenes

    ResponderExcluir
  2. A escola que o texto ilustra deve ser a escola que jamais devemos tomar com exemplo para um trabalho docente baseado na preparação do ser humano para o mundo real, visto que este é povoado por particularidades e características que devem ser respeitadas e levadas em consideração na construção de uma proposta educacional compromissada com o desenvolvimento global dos alunos.
    O planejamento, para atingir e transformar uma realidade deve ser pensado e construído pensando no todo mas levando em conta a individualidade e necessidade de todos que irão vivenciá-lo.
    Receitas prontas de planejamento e práticas apenas contribuem para o reforçar das desigualdades e preconceitos tão presentes em nossa realidade. A escola deve figurar como um dos instrumentos de mudanças significativas para toda uma sociedade.

    Abraço a todos Profª Edna (Arte)

    ResponderExcluir
  3. O currículo é a expressão da cultura humanística, artística e científica da sociedade transposta para as situações de ensino e aprendizagem. Ele é parte importante do processo educacional, uma vez que apresenta princípios orientadores para que a escola seja capaz de promover competências indispensáveis à vida contemporânea.
    A escola que se propõe a participar efetivamente da formação dos alunos deve buscar superar as atividades voltadas apenas para a informação e promover a construção das relações entre os diversos significados, uma vez que conhecimento é uma rede de significados.
    A partir da leitura do texto, nota-se que a escola em questão (ou, mais especificamente, o professor) não leva em conta aspectos fundamentais para a prática de ensino coerente com as transformações da sociedade e, por conseqüência, da escola. Dessa forma, algumas reflexões podem ser feitas a partir da compreensão deste modelo de ensino.
    1.A escola hoje é uma instituição que ensina e aprende a ensinar. O professor não é o detentor absoluto do conhecimento, mas um parceiro na construção coletiva do conhecimento; 2. O professor não deve se limitar a suprir os saberes, mas promover, das mais diversas formas, o desejo de aprender; 3. As ações e pensamentos dos alunos devem ser articuladas com as características e qualidades pessoais e profissionais do professor, bem como com os conteúdos das disciplinas e metodologias de ensino; 4. O aprendizado deve ser o centro da atividade escolar, sendo a educação essencial para a vida, logo, “educar para a vida” deve ter sentido prático no cotidiano escolar.

    Professor Rafael Machado
    Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  4. No mínimo podemos afirmar que o currículo da escola em questão era totalmente descontextualizado da realidade dos alunos.
    E essa é uma preocupaçao de toda equipe de uma escola que sabe do seu papel social: ter um currículo que faça crescer, não apenas se preocupe em transmitir conhecimento, mas sim cooperar com o crescimento humano dos alunos.
    Com certeza há conteúdos que não podemos deixar de trabalhar, mas é preciso "pensar" uma forma de transmití-los de forma contextualizada, para que não só sejam aprendidos, mas tenham significado para os personagens mais importantes do processo ensino aprendizagem, que são os alunos.
    Só de pensar que vidas passam por nossas mãos e que como em todo relacionamento que vivemos, deixam marcas, tanto para nós quanto para os alunos, nossa responsabilidade salta aos olhos.
    Não é nada simples nossa funçao que deve ser pensada e repensada, pois lidamos com o humano, e por vezes dentro de todo conteúdo didático, curricular esbarramos também na construção da pessoa, por inúmeras vezes seremos a única referência positiva para alguns alunos.
    Com certeza falharemos também, pois isso é humano,mas que tenhamos a consciência de que fizemos sempre o melhor e com amor responsável.

    Professora Denise Ciclo I

    ResponderExcluir
  5. Na escola convivemos com uma grande diversidade de crianças. Cada uma com história de vida diferente, personalidade e pensamentos únicos. Nós como professores somos responsáveis na formação desses futuros cidadãos, temos que ensinar além da geografia, matemática, história... noções de ética, respeito e cidadania.
    É preciso adaptar o currículo da escola a realidade de cada aluno, para que o ensino se aproxime o máximo possível da história de vida de cada um e que possamos formar cidadãos conscientes e responsáveis com o mundo em que vivem.
    Profa. Regina Tortorella Reani
    (Geografia)

    ResponderExcluir
  6. A escola do texto não preocupou-se em trabalhar os seus alunos em suas individualidades, tornando-se apenas conteudista, transmissora de conhecimentos, que muitas vezes não tem significado para os alunos.
    A escola de hoje vê o educando de forma diferente, tem um novo olhar, preocupa-se, observa seu comportamento e depois isso é socializado entre os pares, todos tentando solucionar ou pelo menos amenizar essas dificuldades, porque sabe que trabalhamos coletivamente, o problema de um é de todos. Nossos alunos serão os cidadãos de amanhã, aquele que estará convivêndo conosco.
    Acredito que vivemos tempos melhores, profissionais mais compromissados e preocupados com o aluno, não somente hoje, mas com seu futuro.
    O curriculo escolar tem que ser adaptado as necessidades individuais, os alunos precisam ser auxiliados e encaminhados, quando necessário a especialistas competentes.
    Profª Boani- 4ºANO B

    ResponderExcluir
  7. Segundo o texto apresentado,a escola não se preocupou em trabalhar cada aluno com sua individualidade,e hoje a realidade de nossa escola,convivemos com alunos de diferentes diversidades,pensamentos e personalidades.A função dos professores hoje é de observar,acatar as criticas e sugestões para que se formem cidadãos criticos,preocupados ,responsáveis e conscientes com sua formação para o futuro de cada um.Que aprendam a superar as dificuldades encontradas e que através das disciplinas ensinadas conquistem através da vivencia de cada um a ética,respeito e cidadania,para que no futuro desfrutem do que a escola deu de base para a vida de cada um.

    Professora Terezinha

    ResponderExcluir
  8. Pessoal quem não conseguir postar aqui no blog o comentário referente ao texto,poderá levar manuscrito na quinta-feira (28/07).

    Grato
    Leonardo

    ResponderExcluir
  9. O que será que temos ensinado para essas crianças que passam por nós a cada ano? Será que temos procurado olhar para as suas reais dificuldades ou estamos levando em consideração somente o conteúdo programático do ano em questão? Todos os anos temos em nossas mãos crianças que podemos ajudar plantando uma sementinha para mudar o seu futuro, somos mais que professores, somos especificamente, aqueles que tem a responsabilidade de formar seres humanos baseando-se na concepção de escola como espaço formador de consciência crítica, com ações que tenham por meta o exercício da cidadania. Precisamos estar preparados para atender os interesses dessas crianças através do desenvolvimento de atividades voltadas para a formação do ser social, desenvolvendo a responsabilidade e a autonomia. Ações concretas que visem a formação de futuros cidadãos preparados para enfrentar a vida de forma crítica e consciente.
    Professora Claudimea... bjossss

    ResponderExcluir
  10. Acredito que nessa escola os professores só se importavam em ensinar o conteúdo, em seguir o currículo, sem se importar com dificuldades e até problemas de saúde dos alunos. Como Professores temos que observar que os alunos são seres humanos e que precisamos olhar para eles como tal e não simplesmente como números.
    Temos que observar seus comportamentos e atitudes e tentar orientá-los a mudar e serem pessoas melhores, preparando-os não só para o conhecimento, mas para a vida.
    Professora Ana Paula

    ResponderExcluir
  11. Na nossa prática de "educar" não basta ser apenas professor é preciso ser mestre na arte de ensinar.Nos deparamos com personalidades dos mais diferentes tipos,com a aqual nem sempre estamos preparados para enfrentar. A nossa função de educador é ensinar a ver , sentir e fazer. Não estamos trabalhando com robozinhos e sim com seres em plena descoberta do conhecer e experimentar, e aí surge a questão o que
    estou fazendo está contribuindo para esse ser pleno desenvolvimento ou apensa preocupada em sufocá-lo com conteúdos?
    "Educar/ensinar é dar a chance do outro saber voar, mesmo que nunca consiga chegar lá", mas temos que ao menos direcionar o caminho e cada um segue o que lhe for conveniente no momento ou o que conseguirá alcançar.
    Não acredito na incapacidade, mas na falta de estímulos e comprometimento da família, pois também são desprovidos por não terem recebido uma educação sem a riquezas de detalhes que torna a educção uma verdadeeira arte.

    Professora Nilva Rozane

    ResponderExcluir
  12. O Planejamento de Currículo dessa escola não levou em conta a realidade do aluno e a diversidade em sala de aula. Ao elaborar um Planejamento devemos conhecer a comunidade que será atendida e cada professor deverá adequar ao perfil de sua sala de aula. Não simplesmente passar o conteúdo indiferente as características e individualidade de cada aluno.
    Professora Marta Leonor.

    ResponderExcluir
  13. Que no decorrer desses dez anos em que lecionou nesta escola, não houve a preocupação de adequar o currículo com a comunidade.
    É de suma importância o planejamento em uma escola, para que nos dê a direção certa para conseguirmos chegar a um objetivo comum a todos.
    A proposta educacional nos leva a construção de saber, mas não esquecendo a bagagem individual que cada aluno trás consigo.
    Só assim conseguiremos as mudanças que tanto almejamos.
    Prof. Teresa Olivas de Figueiredo - Educação Física

    ResponderExcluir
  14. O currículo é sempre muito importante, deve ser seguido e respeitado, mas não podemos nos esquecer de considerar a individualidade de nossos alunos, e todos os "atores" da comunidade escolar devem estar envolvidos no processo de aprendizagem, visando integrar os alunos na sociedade, como cidadão de bem.
    Neide Aparecida Arantes da Silva - PEB I

    ResponderExcluir
  15. Analisando o relato desta professora percebe-se claramente a grande necessidade de se planejar e replanejar o currículo e fazer as revisões de acordo com a clientela atendida. Nesta escola passou-se uma década sem ninguém refletir seu currículo, onde a omissão de todos desta unidade escolar perante a sua clientela, lembra um passado remoto de nossa história.Quem lecionou nos finais da década de 70 e 80 sabe muito bem...
    Portanto, a conclusão que se chega a partir da afirmativa desta professora é que planejar, conhecer sua clientela que será atendida, bem como sua equipe que vai trabalhar é de fundamental importância para que se tenha em mente que tipo de cidadão ou sociedade, queremos formar.
    Penso que é um grande desafio de todos nós nesta grande etapa da vida de um ser, pois num país que infelizmente os nossos exemplos públicos são os mais incrédulos possíveis e inversões de valores éticos e morais em toda a sociedade partindo muitas vezes da família, acho que todos nós somos vencedores, pois com certeza cada um na sua maneira de ser, queremos sempre o melhor!!
    Abraços....
    Profª Sandra Lúcia.

    ResponderExcluir
  16. Todos professores tem a oportunidade de conhecer todos os tipos de personalidades dos alunos, e as vezes os mesmos nos fazem nos sentir com falta de capacidade de ensiná-los, na verdade sabemos q não, por mais se queira passar conhecimento aos alunos temos consciência que pra essa aprendizagem acontecer não depende só de nós e sim da vontade de cada um querer aprender. Talvez neste caso, não tenha sido levado em conta os problemas individuais de cada aluno, o professor quis cumprir com seu papel em ensinar, conforme nosso currículo, e não percebeu q alguns alunos estavam com problemas diferentes. As vezes um pouco de sensibilidade, ajuda.
    Bjs....Mônica sala de leitura

    ResponderExcluir