quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Importância do Ato de Ler

Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente. Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiêncio do educador. A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações, que são representadas da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concretas posibilitava aos grupos populares uma ''leitura da leitura'' anterio do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e ''re-escrita'' do lido. Nós educadores e educandos para melhorarmos nossa prática devemos começar a avaliar que, a impotância do ato de ler, não está na compreensão errônea de que ler é devorar de bibliografias, sem realmente serem lidas ou estudadas. Devemos ler sempre e seriamente livro que nos interessem, que favoreçam a mudança da nossa prática, procurando nos adentramos nos textos, criando aos poucos uma disciplina intelectual que nos levará enquato professores e estudantes não somente fazermos uma leitura do mundo, mas escevê-lo e reescrevê-lo, ou seja, transformá-lo através de nossa prática consciente. Referência bibliográfica FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler Professora: Vanderlita Pereira Ferreira

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